PALAVRA DO PRESIDENTE A modernização como legado à sociedade

Em abril de 2020, eu e meus colegas do V Corpo de Conselheiros assumimos a responsabilidade de conduzir, de forma democrática, o controle jurisdicional do CRTR/ES. A mudança em nossas vidas não veio apenas com a posse, mas também com um dos maiores desafios que a nossa geração viria a enfrentar: a pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2).

Mesmo assim, fomos à luta na fiscalização presencial e remota no estado. Em 2020, 47 municípios foram diligenciados, 91 diligências realizadas e 531 profissionais foram abrangidos. O Regional fez ainda 95 notificações de pessoa física e 8 notificações de pessoa jurídica. Vale destacar que a fiscalização foi suspensa no 2º trimestre de 2020 devido a pandemia e retornou de forma remota no terceiro trimestre.

A previsão é de que, em 2021, esses números sejam ainda maiores. Isso porque o nosso relatório de fiscalização do segundo trimestre do ano já conta com 45 municípios diligenciados, 99 inspeções realizadas e 377 profissionais abrangidos. Soma-se ainda o número de notificações de pessoa física (54) e jurídica (15), sempre respeitando o mapa de risco pandêmico do Governo do Estado do Espírito Santo.

Diante das adversidades, nossos profissionais se reinventaram e assumiram a linha de frente. Nós também acompanhamos o processo de evolução, de modo que a maioria dos serviços do Regional têm sido conduzida de forma remota. Hoje, o profissional dispõe de atendimentos online, via e-mail e Whatsapp. Não obstante, criamos um canal de chat diretamente no site do CRTR13, ainda em junho do ano passado, para que quaisquer dúvidas dos profissionais sejam sanadas.

Se houve modernização no aparato tecnológico, o mesmo tem sido feito com a sede da autarquia capixaba. Ao final do mês de junho, em 2021, concluímos a revitalização do piso do Regional, substituindo os antigos carpetes por um piso laminado. Junto a isso, o CRTR está em fase de orçamento de obra para a troca de toda a rede elétrica, para garantir a segurança de funcionários e profissionais que venham nos visitar. O procedimento faz-se necessário, uma vez que a estrutura do prédio é antiga e requer os devidos cuidados.

Entretanto, nada disso seria possível sem a sua ajuda. É por você que continuamos a reforçar o exercício legal das técnicas radiológicas e manter a segurança dos profissionais legalmente habilitados. Contem conosco! A meta é intensificar a fiscalização e prosseguir com projetos de educação continuada. O diálogo, a parceria e o trabalho em conjunto será o nosso norte. Que continuemos a crescer juntos!

Saudações,

TR. José Ricardo Araújo
Diretor-Presidente do CRTR13 

Av. Jerônimo Monteiro, nº 240, Salas 1809-1810 - Edifício Rural Banck, Vitória-ES, 29010-002
Copyright 2014 CRTR-ES