CONTER firma convênio com Ministério da Saúde e, agora, técnicos e tecnólogos em Radiologia passam a ter acesso ao melhor conteúdo científico do mundo. Veja como usar!

O processo de decisão e o atendimento oferecido pelos profissionais das técnicas radiológicas nas clínicas e hospitais vai dar um salto de qualidade. O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) firmou convênio com o Ministério da Saúde (MS) e, agora, a classe vai ter acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências, uma plataforma fantástica de conhecimento.

O objetivo do projeto é fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde.

Segundo a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro, a plataforma pode e deve ser usada por todos. “Agora, todos os profissionais podem estudar e adquirir conhecimento de ponta, o melhor conteúdo científico que existe no mundo está à disposição. Espalhem a notícia para os amigos de profissão, vamos crescer juntos”.

COMO FAZER PARA USAR A PLATAFORMA

01. Clique aqui ou acesse: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos

02. Na página principal dos Periódicos, selecione o perfil: PROFISSIONAL

03. Clique em USUÁRIO QUE NÃO POSSUI CADASTRO > Cadastro de novo usuário

04. Preencha os campos:

> Conselho: CONTER

> Número de registro (a letra no final do número, “N” ou “T”, tem que ser preenchida em MAIÚSCULO)

> Unidade da federação que você é registrado como técnico(a) ou tecnólogo(a) em Radiologia

> Data de nascimento

Pronto! Agora é só criar uma senha e você já pode acessar o sistema. Clicando no banner laranjado, onde está escrito "Acesse aqui os periódicos", você acessa toda a base de dados. 

O QUE TEM LÁ DENTRO

Anatomy Physiology

Ferramenta única de estudo da anatomia humana através da dissecação cadavérica e do uso de conceitos relevantes em fisiologia. Oferece acesso às mais diversas visões do corpo humano, além de slides, animações, perguntas e respostas.

Best Practice

As decisões clínicas no local do tratamento precisam ser tomadas rapidamente, com base em informação atualizada e com relevância clínica e científica. "Best Practice", mantida pela BMJ Group oferece em uma única plataforma acesso imediato às mais recentes evidências de pesquisas, diretrizes e opiniões de especialistas apresentadas passo-a-passo e abrangendo diagnósticos, prognósticos, tratamentos e prevenções. BMJ Group com uma experiência de mais de 170 anos oferece em todo o mundo o mais alto padrão de informações médicas e recursos para melhorar os resultados para os pacientes e de prestação de cuidados de saúde. Através de "Best Pratice", é possível conseguir uma segunda opinião com relevância clínica e científica em instantes, sem necessidade de consultar múltiplas ferramentas de pesquisa. Veja o que Best Practice oferece:

» Acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

» Informações estruturadas em torno da consulta do paciente, de forma a antecipar questões clínicas e oferecer respostas rapidamente.

» Navegação por assunto amplo ou por ordem alfabética.

» Pesquisa de texto completo disponível de qualquer página.

» Menu de navegação intuitivo e consistente por todo o conteúdo, encorajando o usuário a se aprofundar em áreas de interesse.

DynaMed

Provê resumos de temas médicos com interface organizada por temas. É atualizada diariamente. Cada publicação é revisada de forma integral e cada artigo é avaliado por relevância clínica e validade científica. É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas (equações médicas, ferramentas para suporte à decisões clínicas, cálculos estatísticos, ferramenta pra conversão de dosagens e de unidades de medida).

Atheneu

A livraria virtual da editora Atheneu é dedicada à área de Ciências da Saúde e Medicina em geral. A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Alergologia e imunologia clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Doenças infecciosas e parasitárias, Medicina laboratorial, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Odontologia, Oncologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Histologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia além de Engenharia biomédica.

Access Physiotherapy

Base de dados dedicada exclusivamente ao estudo, instrução e prática da fisioterapia. Oferece o conteúdo de livros destacados na área, tais quais: OrthopaedicExamination, EvaluationandInterventione TherapeuticModalities in Rehabilitation.

> Testes de auto-avaliação, vídeos, imagens e ilustrações.

> Conteúdo online exclusivo, incluindo atualizações de The RationalClinicalExamination e podcasts.

> Poderosas capacidades interativas (calculadoras, planilhas, questionários)

UNA-SUS: Cursos

Os cursos oferecidos pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) utilizam a estratégia da educação a distância para capacitar profissionais de saúde que atuam no SUS. Os conteúdos são desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede UNA-SUS e têm enfoque prático, baseado no dia a dia de trabalho dos profissionais do SUS e nas suas reais necessidades. Com a UNA-SUS, milhares de trabalhadores são beneficiados com oportunidades de educação permanente, podendo ser certificados em diversas modalidades.

Micromedex

Micromedex 2.0 oferece o que há de melhor em informações baseadas em evidências e respostas clínicas. Este acesso disponibiliza 02 módulos: Diseasedex - General Medicine: que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações, com informações referenciadas e Drug-Reax: que auxilia a monitorar e identificar interações medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-doenças, medicamento-álcool e medicamento-exames laboratoriais e contribui para a precaução dos eventos adversos de drogas e erros médicos ao disponibilizar informações confiáveis sobre os efeitos e severidade destas interações.

BMJ Learning

BMJ Learning é o principal recurso de aprendizagem on-line internacional para profissionais da área médica, contendo mais de 900 módulos interativos de aprendizagem baseados em evidências e escritos por especialistas, abrangendo uma enorme gama de tópicos clínicos e não clínicos.

Access Medicine

Atualizada com frequência e em contínua expansão, AccessMedicine oferece acesso rápido e direto às informações necessárias para a conclusão de avaliações, diagnósticos e decisões clínicas, além de auxiliar em pesquisas, educação médica, auto-avaliações e análises gerais. Disponibiliza milhares de imagens ilustrativas, além de auto-avaliações interativas, casos arquivados e ferramentas diagnósticas. Acesso ao texto completo de mais de 75 títulos escritos pelas maiores mentes da Medicina atual, incluindo títulos clássicos como: Harrisons Principles of Internal Medicine, CURRENT Medical Diagnosis & Treatment 2010, The MD Anderson Manual of Medical Oncology, DeGowins Diagnostic Examination, Tintinallis Emergency Medicine, Schwartzs Principles of Surgery, Fitzpatricks Dermatology in General Medicine, Williams Obstetrics, Williams Gynecology, Hursts The Heart, Goodman & Gilmans The Pharmacological Basis of Therapeutics, Adams and Victors Principles of Neurology, Williams Hematology, Principles of Critical Care, Hazzards Geriatric Medicine and Gerontology.

BVS-APS

A BVS APS é resultado da cooperação técnica entre o Centro Latino-Amerino e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME; OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES). A BVS APS faz a gestão da informação científica e técnica relacionada à Atenção Primária à Saúde e às Redes de Atenção além das produções do Programa Telessáude Brasil Redes.

ProQualis

Volta-se para a produção e disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente. Está vinculado ao ICICT/Fiocruz e conta com o financiamento do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde. Fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde através da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade. Identifica, seleciona e dissemina conteúdos de fontes diversas. Possui conteúdos próprios como aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros. Na área de Segurança do Paciente, o portal está organizado em grandes temas que expressam as questões mais relevantes para que o cuidado ao paciente possa ser oferecido de forma segura.

Rebrats

Rebrats busca promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil. A Rede estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias no contexto de suas utilizações nos sistemas de saúde.

ProQuest - Enfermagem

Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).

ProQuest - Psicologia

Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing & Allied Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).

ProQuest - Saúde da Família

Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).

ProQuest - Gestão em Saúde

Formada por um conjunto de bases de dados com cobertura na área de Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, conta com cobertura a partir de 1986 até a data atual. Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas. A coleção engloba os seguintes módulos: ProQuest Health and Medical Complete (abrange publicações das áreas de saúde e medicina de vários editores), ProQuest Nursing Health Source (cobre informações da área de cuidados da saúde incluindo Enfermagem, Medicina Alternativa, Holística e complementar dentre outras especialidades de saúde aliada), ProQuest Health Management (oferece recursos na área de gestão hospitalar, de clínicas e de saúde incluindo a área de políticas públicas de saúde), ProQuest Psychology Journals (oferece acesso a publicações na área de psicologia, psiquiatria e outras áreas ligadas ao estudo da mente. Sua cobertura foi elaborada com base nas publicações da PsycINFO) e ProQuest Family Health (cobre assuntos de interesse da saúde da família, desde Medicina Esportiva à Saúde da Mulher, alimentação, nutrição, obstetrícia - incluindo a tradicional, oftalmologia etc).

Social Work Reference Center

É uma ferramenta de informação completa para assistentes sociais e profissionais de saúde mental. Criada por uma equipe editorial de várias especialidades, a Social Work Reference Center abrange diversos temas como a saúde do adolescente, o envelhecimento, cuidados de fim de vida, trabalhos sociais, clínicos e outros.

Rehabilitation Reference Center

É uma ferramenta clínica baseada em evidência utilizada no local de tratamento por clínicos especializados em reabilitação. RRC provê a médicos especialistas, terapeutas ocupacionais e estudantes de reabilitação a melhor evidência disponível para suas necessidades de informação. O conteúdo na RRC inlcui aproximadamente 550 Revisões Clínicas, mais de 150 instrumentos de pesquisa, informação da AHFS sobre 11,700 medicamentos e seus fabricantes, mais de 9,800 imagens de exercícios, guias chaves de referência, guidelines do U.S. National Guidelines Clearinghouse, aproximadamente 1,500 tópicos relevantes sobre educação de pacientes em inglês e espanhol, e notícias e atualizações clínicas.

Nursing Reference Center

Proporciona a equipe de enfermagem, administradores e estudantes da área, faculdade, hospitais e bibliotecários a melhor e mais recente base de evidência clínica e conhecimento de condições patológicas, informação ao paciente, e referência de medicamentos dos melhores editores. Uma ferramenta de referência no ponto de tratamento desenvolvida para oferecer relevantes recursos clínicos para área de enfermagem, Nursing Reference Center proporciona acesso para uma centena de artigos em texto completo, cobrindo doenças e condições, laboratórios e diagnósticos e também referência de medicamentos dos melhores editores. Esta base de dados também destaca diretrizes das melhores práticas, módulos de educação continuada, informação ao paciente em Inglês e Espanhol.

Sport Medicine

Sports Medicine andExercise Science in Video é a mais extensa coleção de vídeos já elaborada nas áreas de medicina esportiva, fitness, nutrição, educação física e ciência do esporte. Desenvolvida em parceira com a Health Learning, líder mundial em produção de vídeos em medicina esportiva, esta coleção disponibiliza conteúdos de uma série de médicos de renome internacional, cientistas do exercício, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, treinadores e especialistas em saúde, que compartilham os seus conhecimentos, princípios, técnicas e modalidades da ciência moderna do exercício e da medicina esportiva.

UNA-SUS: Ares

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é o repositório digital da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Nesse acervo, são disponibilizados diferentes tipos de recursos educacionais. Com o ARES, é possível consultar e compartilhar conteúdos em diversos formatos: áudios, vídeos, textos, animações, material interativo, entre outros, sobre os mais diversos assuntos da área da saúde. Atualmente, o acervo possui mais de mil objetos. O acervo é público e de acesso aberto. A qualidade dos materiais é garantida pelas instituições de ensino superior da Rede, que produzem recursos e alimentam o acervo.

Bulário Eletrônico - ANVISA

O Bulário Eletrônico foi desenvolvido para facilitar o acesso rápido e gratuito pela população e profissional de saúde as bulas de medicamentos. O sistema traz as bulas atualizadas dos medicamentos registrados no Brasil. Até o momento, já estão publicadas as bulas de mais de 600 medicamentos. 

Av. Jerônimo Monteiro, nº 240, Salas 1809-1810 - Edifício Rural Banck, Vitória-ES, 29010-002
Copyright 2014 CRTR-ES